Bem Vindo ao Espaço Più Vita.

Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 7h às 20h
  Contato : (65) 3056-7800

Avaliação Neuropsicológica no envelhecimento saudável

Após os 60 anos é comum a própria pessoa ou sua família perceberem que a memória começa a apresentar falhas, a velocidade para resolver problemas diminui e pode ser mais difícil encontrar palavras durante uma conversa.
Esse tipo de queixa é considerada natural devido ao avanço da idade. Isto é, pode sim fazer parte do declínio cognitivo já esperado. Porém, esses sintomas são também indicadores de doenças neurológicas que começam a se manifestar no envelhecimento. Por isso, é imprescindível que sejam avaliadas por um especialista.
A avaliação neuropsicológica é um exame indicado para pacientes que desejam manter a saúde mental em dia. Funciona como um check-up das habilidades para raciocinar, memorizar e se comunicar.
No período em que os sintomas são leves, a proposta é identificar a presença de déficits cognitivos e melhorar a qualidade de vida. Nos casos mais graves, em que se percebe comprometimento da independência do idoso, os resultados do exame auxiliam o médico a acompanhar a evolução da doença. Dentre as mais frequentes estão a depressão, o Alzheimer e outras demências que podem surgir no envelhecimento.
Kamila Jardim é neuropsicóloga da Più Vita