Bem Vindo ao Espaço Più Vita.

Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 7h às 20h
  Contato : (65) 3056-7800

Cirurgia de implantes guiada: sem cortes, mais rápida e com maior conforto

Muitas pessoas fogem de tratamentos dentários por medo da dor. Uma pesquisa recente realizada pela Associação Americana de Odontologia apontou que 3 entre 10 adultos compartilham esse problema.  Pensando nisso, o investimento em tecnologia na área é quase sempre com o objetivo de trazer novas técnicas que aumentarão o conforto dos pacientes durante o tratamento, que deve ser o menos traumático possível.

O método convencional de implante dentário é realizado com o paciente anestesiado, para que ele não sinta dor durante o processo, pois nesse tipo de implante é feita a abertura dos tecidos gengivais ( cortes) para que o tecido ósseo seja exposto para a realização da fresagem. O procedimento é seguro, mas requer suturas (pontos) e os tecidos bucais demoram um tempo para cicatrizar completamente.

A cirurgia guiada é uma técnica que possibilita o implante com muito mais conforto e rapidez. 

* Como funciona o implante dentário sem cortes?

O primeiro passo é fazer uma tomografia computadorizada tridimensional de toda a arcada dentária do paciente. Após isso, o profissional poderá fazer uma guia cirúrgica com a imagem obtida através do exame e um programa de computador, com um software específico. O cirurgião-dentista planejará o implante dentário de forma virtual, podendo escolher a posição e a inclinação ideal, além dos locais que serão perfurados, sem precisar fazer isso diretamente na gengiva do paciente.

Com o resultado obtido, é confeccionada a guia cirúrgica, que direcionará durante a cirurgia o local exato para instalar o implante. Com a guia cirúrgica posicionada na boca do paciente, o cirurgião terá orifícios apontando onde precisará ser feita a fresagem, ou seja, a única parte que precisará ser removida da gengiva é o ponto onde o implante será instalado.

* Vantagens

Sem a necessidade de cortes na gengiva e, consequentemente, sangramento e suturas, o tempo da cirurgia é bastante reduzido, bem como o pós operatório é muito mais confortável e seguro para os pacientes, com menos inchaço, menos dor e com uma cicatrização muito mais rápida. Até mesmo a quantidade de anestesia necessária é menor. O procedimento cirúrgico é menos invasivo e a probabilidade de erros é reduzida, pois o implante dentário é detalhadamente planejado previamente.

* Desvantagens

O custo é mais elevado do que o implante feito através da técnica tradicional e pode acontecer erros na tomografia computadorizada ou na confecção do guia cirúrgico. Apesar disso, esse método apresenta muito mais vantagens do que desvantagens.

Vale lembrar que o implante dentário pode ser feito por qualquer pessoa que tenha perdido um ou vários dentes na arcada, não apenas idosos. 

Agende uma avaliação com um odontólogo e tire suas dúvidas.

Dra Francielle Crepaldi 

CRO MT 2747