Bem Vindo ao Espaço Più Vita.

Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 7h às 20h
  Contato : (65) 3056-7800

Programa BEM GESTAR: seu bebê não será o único a se mexer!

O Programa Bem Gestar oferece uma linha de cuidado para as mulheres da gestação ao pós parto, que inclui acompanhamento fisioterapêutico especializado e atividades físicas, proporcionando atenção integral e preventiva.

Tem por objetivo intervir sobre as alterações que acontecem nesse período, melhorando inchaço, cansaço e dor, preparando a musculatura vaginal para suportar o bebê e o parto (vaginal ou cesárea) e condicionando a gestante para o dia-a-dia e cuidados com o bebê.

O programa possui 3 fases, e a mãe pode iniciar em qualquer uma delas:

Fase 1 – Período pré-natal: inicia-se na 12a semana gestacional (ou antes com a liberação do médico), se estendendo até a data do parto. Nesta fase a ênfase é na prevenção e tratamento das alterações comuns nesse período, por meio de avaliação fisioterapêutica (incluindo avaliação da musculatura vaginal), programa de atividades físicas e orientações.

Fase 2 – Preparo para o parto (vaginal ou cesárea): inicia-se na 34ª semana gestacional e segue até a data do parto. A gestante é preparada para o trabalho de parto com orientações, massagem, exercícios e alongamento perineal (Epi-no). Nas últimas sessões o parceiro é convidado a participar, recebendo orientações de como auxiliar a gestante nesse momento.

Também oferecemos acompanhamento durante o trabalho de parto vaginal.

Fase 3 – Período pós-parto (tardio): inicia-se cerca de quarenta dias após o nascimento do bebê, e se estende por pelo menos três meses. Nesta fase, há um cuidado especial com a recuperação do corpo da mãe, especialmente com a musculatura abdominal e perineal. O bebê pode participar das sessões.

O início do Programa é vinculado à avaliação fisioterapêutica, que investiga o histórico clínico e gestacional, contra indicações e cuidados necessários durante o período da gestante no Programa, verifica consciência e força da musculatura vaginal, e exame físico postural. A partir disso, são apresentadas as modalidades de exercícios físicos oferecidos pelo Programa e sugerida a mais indicada a partir das informações colhidas e avaliadas.

São elas:

  • Período pré-natal: preparam a gestante para as alterações fisiológicas dessa fase, assim como para o parto e pós-parto. Todas incluem fortalecimento muscular, condicionamento cardiorrespiratório e alongamentos.

MAT Pilates: Exercícios do método Pilates realizados em solo e em grupo, associando sempre controle da respiração, ativação do períneo e alinhamento postural. Indicado para gestantes com queixas de dores por alterações posturais e também para as que desejam parto vaginal.

Yoga: A Yoga utiliza exercícios posturais, técnicas de respiração e meditação, trabalhando a mulher mentalmente e fisicamente. Atividade indicada para gestantes com ansiedade e que desejam preparar seu corpo para o parto vaginal.

Hidroterapia gestacional: São exercícios realizados em piscina aquecida, em grupo, conduzidos por fisioterapeuta. A água favorece facilidade ao realizar os movimentos, diminui a sobrecarga articular, auxilia no relaxamento e absorção do edema. Indicado principalmente para mulheres que não praticavam exercícios físicos anteriormente.

Academia: São exercícios realizados em aparelhos como esteiras e bicicletas, além de circuitos funcionais e pesos (halteres e caneleiras). Indicada para as mamães ativas, que já praticam e curtem essa modalidade.

  • Pós-parto: Com o objetivo de recuperar o corpo da mulher após a gestação, as modalidades visam o ganho e manutenção de força muscular corporal, especificamente abdominal e perineal, condicionamento cardiorrespiratório, controle de peso, alinhamento postural e adaptação do corpo para os cuidados com o bebê.

Hidrobike: Atividade realizada com uma bicicleta especial dentro da piscina, associando as técnicas de hidroginástica. São exercícios de pouco impacto sobre as articulações, que proporcionam condicionamento cardiorrespiratório e enrijece os membros inferiores.

BabyPilates: Exercícios do método Pilates realizado no solo e em grupo juntamente com o bebê, favorecendo seu desenvolvimento motor e a interação mãe-bebê. É indicado para mamães com aumento da diástase e fraqueza abdominal, ou com queixas de dores musculares e disfunções pélvicas.

YogaBaby: São exercícios de Yoga adaptados para a realização com seu bebê, auxiliando a mãe a lidar com o stress do dia-dia através das técnicas de relaxamento, e favorecendo o desenvolvimento do bebê.

Academia: Exercícios com ênfase em condicionamento e fortalecimento muscular por meio dos aparelhos de musculação, esteira, elíptico, bicicleta ergométrica, halteres, caneleiras e exercícios funcionais. Atividade indicada para as mamães que gostam de musculação.

Hidroginástica: As aulas são dinâmicas, com fundo musical para animar e dar ritmo ao exercício realizado em grupo, na água. Indicada para aquelas mamães que gostam de atividades na piscina e apresentam algum problema articular, por diminuir o impacto.

Além das atividades físicas e acompanhamento fisioterapêutico, o Programa também oferece Drenagem Linfática que ajuda na redução do inchaço e  diminuição das medidas, beneficiando as mamães durante a gestação e após o nascimento do bebê. A drenagem linfática ativa a circulação e, assim, reduz a retenção de líquido, diminui o inchaço, ajuda na diminuição da celulite, além de relaxar e aliviar a tensão e as dores musculares.

Maiores informações: (65) 3056-7837