Bem Vindo ao Espaço Più Vita.

Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 7h às 20h
  Contato : (65) 3056-7800

Baby Pilates – traga seu mais novo parceiro de treino na PIÙ VITA!

Depois do parto o corpo da mulher é marcado por uma fase de readaptação à nova condição não gestante, onde há uma preocupação, para que seu corpo volte às condições pré-gravídicas. O Método Pilates pode nessa fase, prevenir e tratar desconfortos musculoesqueléticos, condicionar e preparar a mamãe para atividades funcionais específicas que estão relacionados aos cuidados com o bebê, como amamentar, segurar o bebê no colo e etc.

Alguns benefícios específicos são: prevenir ou tratar a fraqueza dos músculos do períneo, fortalecer a musculatura abdominal e prevenir ou melhorar as alterações posturais. Apesar de conhecer os benefícios e a importância do retorno para atividade física no pós-parto, a correria da nova rotina com o bebê faz com que muitas mamães demorem a retornar as atividades. Muitas mulheres nesse primeiro momento não querem se desgrudar de seus bebês, mesmo sabendo a importância da prática de exercícios.

O método Baby Pilates é uma possibilidade que a mãe tem de iniciar a prática de exercício pós-gestação sem ter que deixar seu bebê, podendo assim recuperar seu corpo, melhora a postura, recuperar os músculos do assoalho pélvico e abdominais, aumentar a flexibilidade, força muscular, melhorar o autoestima e promover uma interação mãe/bebê, proporcionando um contato do bebê com atividade física já na primeira infância, estimulando o desenvolvimento psicomotor do bebê, além de possibilitar uma troca de experiências com outras mães e bebês. Os exercícios são realizados em dupla e em alguns exercícios, o próprio bebê serve de resistência para fortalecer a musculatura da mamãe, nem sempre a mãe faz os exercícios com bebê, podendo o bebê permanecer no tatame ou no bebê conforto, principalmente se estiver dormindo.

A aula de Baby Pilates é bem divertida e se o bebê sentir fome, a mamãe pode amamentar e depois retornar para aula, por isso um tempo de duração da atividade de uma hora e 15 minutos, terminando sempre com um momento de relaxamento. As primeiras sessões são dedicadas ao conhecimento do método e de seu próprio corpo. A idade para iniciar a prática é 30 a 45 dias pós-parto com a liberação do seu médico e vai até 7 messes.

 

DANIELI AMORIM

Fisioterapeuta especialista em fisioterapia pélvica e pilates da Pìu Vita