Bem-Vindo ao Espaço Più Vita

Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Contato: (65) 3056-7800 / (65) 9 9321-6577 / (65) 9 9800-8839

Uma grande preocupação dos pacientes durante as consultas é se seria necessária a reposição de algum tipo de vitamina, seja para melhorar o desempenho nas atividades diárias, seja para retardar o envelhecimento.

As vitaminas são conhecidas há muito tempo e o conceito de que são absolutamente necessárias para a saúde perfeita faz parte da tradição popular. Todos nós, muitas vezes na vida, ouvimos dizer “coma essa fruta, porque tem muita vitamina”, ou que vitamina C é um santo remédio para gripes e resfriados ou, ainda, que algumas vitaminas ajudam a retardar o envelhecimento.

Na época das caravelas que se dirigiam ao Novo Mundo, os marinheiros tinham escorbuto, uma doença provocada pela carência de vitamina C e que se manifestava quando eles deixavam de comer alimentos frescos, como frutas e verduras.

Como se vê, o apelo para o consumo de vitaminas é forte, vem de longe e acabou criando uma cultura, que poderia ser chamada de vitaminocultura, em função da qual muitas pessoas tomam desnecessariamente e sem critério grande quantidade desses micronutrientes todos os dias. Logo no café da manhã, são oito, dez, comprimidos de uma só vez, na esperança de ficarem mais saudáveis, fortes e rejuvenescidas.

No final de 2014, a revista “Annals of Internal Medicine”, publicou em seu edital uma análise de vários estudos feitos com suplementação multivitamínica, com mais de 400 mil pacientes. A publicação mostrou que, com exceção da vitamina D, a suplementação, quando não é prejudicial ao paciente, é apenas desperdício de dinheiro, citando inclusive prejuízos com o excesso de vitamina E e beta-caroteno (vitamina A).

Os estudos aos quais a revista se refere foram feitos com pacientes sem evidência de falta de vitaminas, nem doenças que possam levar à falta de vitaminas e minerais, sendo assim, eram pacientes que não tinham nenhuma indicação de reposição vitamínica, como a grande maioria das pessoas.

Embora sejam essenciais para a sobrevivência humana, a suplementação vitamínica é quase sempre desnecessária e deve sempre ser realizada por um médico, que poderá fazer exames e diagnosticar doenças que podem causar a deficiência de vitaminas e minerais.

Lembre-se, as melhores vitaminas estão na feira, os alimentos naturais fornecem a quantidade certa de que o organismo precisa. Assim, tenha uma alimentação saudável, viva mais e seja feliz!

 

Dra Graziela Pichinin Milanello

Geriatra do Espaço Più Vita

RQE nº 3097

Responder

Seu email não será publicado.

*
*